sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Consequências dos resíduos industriais nas águas dos rios

Poluição da água é a alteração das características ecológicas do meio, isto é, de seus aspectos físicos, químicos e biológicos. Contaminação é a introdução de elementos no meio hídrico em concentrações nocivas à saúde do homem.

Um dos resíduos mais encontrados nas águas e nos rios é a dioxina. A dioxina, espécie de impureza de herbicidas derivados do petróleo; de acordo com o bioquímico Ames, é a substância mais tóxica que existe; o valor máximo permitido de dioxina é 6 fentogramas diários. Isto equivale a tomar uma  cerveja  a  cada  oito  mil  anos". a dioxina pode causar câncer, problemas no sistema imunológico e defeitos congênitos.

O problema com o lixo também está cada dia mais grave. O acúmulo de detritos domésticos e industriais não-biodegradáveis na atmosfera, no solo, subsolo e nas águas continentais e marítimas provoca danos ao meio ambiente e doenças nos seres humanos. As substâncias não-biodegradáveis estão presentes em plásticos, produtos de limpeza, tintas e solventes, pesticidas e componentes de produtos eletroeletrônicos. As fraldas descartáveis demoram mais de cinqüenta anos para se decompor, e os plásticos levam de quatro a cinco séculos. Ao longo do tempo, os mares, oceanos e manguezais vêm servindo de depósito para esses resíduos.


Calcula-se que são produzidos diariamente milhares de toneladas diárias de dejetos industriais, dos quais 14.500 têm características perigosas, sendo geradas por processos petroquímicos e químicos. Alguns exemplos de resíduos perigosos produzidos pela industria são aqueles que contêm: chumbo, cádmio,mercúrio, arsênico, cromo, benzeno, fenol, prata, pesticida (DDT, “clordano, heptacloro, linano” etc) e muitos outros mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário