terça-feira, 6 de setembro de 2011

A importância da água na economia dos países

Existem vários fatores dentro do conceito de água na economia:
As peculiaridades da produção de água mineral têm assegurado um setor marcadamente concorrencial, com cerca de duzentas pequenas e médias empresas, dispersas pelo território nacional, alocadas, especialmente, em regiões interioranas. Seus produtos estão normalmente associados às respectivas fontes, o que permite apenas uma atividade de marketing bastante modesta comparada a de um produto globalizado. Além disso, ao contrário do que pode ocorrer com a "água adicionada de sais", é impossível transferir as fontes para regiões mais próximas aos mercados consumidores. Assim, o transporte, que pesa bastante na composição dos custos, pode vir a ser um diferencial importantíssimo contra as chances da indústria de águas minerais. Outra fonte relevante de custos da água mineral está nas exigências de proteção ambiental, ausentes naturalmente em produto industrializado.

 A água desempenha um papel importante na economia mundial, ja que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte. Cerca de 70% da água doce do mundo é consumida pela agricultura.

Por ter reservas limitadas no planeta, a água doce tem valor econômico e cada vez mais vem sendo explorada pelos empresários. A conta deles é bastante simples: como a população do mundo cresce velozmente e os 0,7% da água disponível ao homem na terra é pouco para tanta gente, daí o lucro é certo e grande para quem se tornar dono dessa fonte. É como ser dono de uma máquina de imprimir dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário